
NBio: Unindo Forças para Desvendar e Preservar um Bioma Único
Conheça um pouco mais sobre o Núcleo
O Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga (NBioCaat) surge como uma ponte entre a ciência, a indústria e a sociedade, com a missão de desvendar os segredos da Caatinga e garantir sua preservação. Criado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) em parceria com a UFPE e diversas instituições de pesquisa, o NBioCaat se dedica à busca por moléculas bioativas em plantas da Caatinga.
Com um olhar atento para a biodiversidade única do bioma, o NBioCaat investiga o potencial de seus recursos genéticos e bioquímicos para o desenvolvimento de produtos inovadores com diversas propriedades.
Números do Núcleo
4
Simpósios realizados
Visualizações
25 mil
Reuniões temáticas
10
Ensaios químicos
45
publicações científicas
+100
Quem faz parte

Márcia Vanusa
da Silva
Professora Associada IV do Departamento de Bioquímica do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). É coordenadora do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga (NBIOCAAT).

Maria Tereza dos Santos Correia
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1995). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Fisiologia da UFPE (PPGBqF-UFPE).

Patrícia Maria Guedes Paiva
Graduada em Ciências Biológicas pela UFRN (1984), Mestre em Bioquímica pela UFPE (1990) e Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela UNIFESP (1998). Professora Titular da UFPE atuando na graduação de Ciências Biológicas e nos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Bioquímica e Fisiologia e em Ciências Biológicas. Atualmente é Sub-chefe do Departamento de Bioquímica, membro do Comitê interno do PIBIC/UFPE na área de Ciências Biológicas.

Thiago Henrique Napoleão
Bacharel em Ciências Biológicas (2007), Mestre em Bioquímica e Fisiologia (2009) e Doutor em Bioquímica e Fisiologia (2012) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado, Nível 2, do Departamento de Bioquímica da UFPE e Coordenador do PPGCB/UFPE. É membro do Corpo Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica e Fisiologia (PPGBqF) e em Ciências Biológicas (PPGCB) da UFPE.

Alisson Macário de Oliveira
Graduado em Biomedicina (2012), Ciências Biológicas-Licenciatura (2020) e Farmácia (2020), Mestre (2015) e Doutor (2019) em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Universidade Estadual da Paraíba e membro do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFPE e do Prog. de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB. É membro da Soc.Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, da Sociedade Brasileira de Toxicologia e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais.

Tiana Tasca
Possui Graduação em Farmácia e Ênfase em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Biociências - Zoologia (a partir de 2018 PPG em Ecologia e Evolução da Biodiversidade) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Ciências Biológicas - Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com doutorado-sanduíche pela University of Texas Health Science Center at San Antonio, Texas, USA.

Alexandre José Macedo
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado no tema produção de enzimas no PPG em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado no tema biofilmes ambientais em Microbiologia - Helmholtz Centre for Infection Research - Braunschweig, Alemanha (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Faculdade de Farmácia.

Daniela Barretto Barbosa Trivella
Possui graduação em Ciências Biológicas (2003) e mestrado em Biotecnologia (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Ciências Físicas Biomoleculares (2010) pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado no Instituto de Química, UNICAMP (2010-2013), no Scripps Inst. of Oceanography da University of California em San Diego (2012) e no Institute of Cell Signaling da Univ. de Nottingham (Inglaterra, 2015-2016). É Coordenadora da Plataforma de Descoberta de Fármacos do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio/CNPEM, Campinas, SP).
Nossos parceiros















