
Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga
DO SERTÃO PARA O BRASIL INTEIRO!
O Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga (NBioCaat) foi criado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a UFPE e diversas instituições de pesquisa, para avaliar o potencial biotecnológico do bioma, integrando o saber científico às comunidades tradicionais e aos setores industriais brasileiros.
Em outras palavras, o NBioCaat estuda a fundo as propriedades das plantas da Caatinga, visando sua aplicação na medicina, farmacologia, cosmética, nutrição, entre outros.
O resultado é uma nova estratégia para a utilização da biodiversidade, que além de ajudar na conservação das espécies do Semiárido, também traz renda e dignidade para a cidadania local e promove o desenvolvimento de diversos pólos econômicos brasileiros.
A CAATINGA POSSUI 4.500 ESPÉCIES DE PLANTAS!
É BIODIVERSIDADE PRA VALER!
Conheça algumas etapas dos projetos

Bioprospecção
Bioprospectar compostos com potencial farmacêutico, nutracêutico, cosmético e industrial.

Investigação Científica
Processo sistemático e rigoroso que busca construir e testar conhecimentos sobre o mundo natural e social. Através de observações, experimentos, análises e reflexões críticas, os cientistas formulam hipóteses, coletam dados e testam suas ideias, buscando respostas para perguntas intrigantes e soluções para problemas complexos.

Desenvolvimento
A busca do conhecimento impulsiona o progresso científico e tecnológico, gerando novos insights, descobertas e inovações que beneficiam a sociedade em todos os níveis da cadeia produtiva.